quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Guia da Casa Própria - Checklist da casa própria

 Meninas,

Vamos a mais uma parte do nosso super Guia da casa Própria da Revista Minha Casa?
Tópico de hoje:

Checklist da casa própria


As perguntas e observações vão variar para imóveis comprados na planta e para imóveis prontos (novos e usados) Abaixo, você lê algumas orientações para cada tipo de compra e, se preferir, pode baixar o PDF com o checklist completo para você imprimir e levar no dia em que for ver o imóvel.
Se você for comprar um imóvel na planta
Com o aquecimento da construção, é muito comum adquirir um imóvel na fase em que ele só existe no papel. “Muita gente compra apenas baseada no folheto do empreendimento”, afirma o engenheiro Flavio Figueiredo, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape-SP). “Um imóvel na planta é mais que isso: tem que ter incorporação registrada, projeto e especificações técnicas, entre outros aspectos.”
Se você for comprar um imóvel pronto (novo ou usado)
Comece perguntando a idade do edifício ou da casa e, para saber sobre as instalações elétricas e hidráulicas, indague a respeito de manutenções recentes. “Se for preciso reformar as redes de energia, água e esgoto do prédio, vai pesar no bolso e demorar”, alerta o engenheiro civil Marcos Penteado, de São Paulo. Ele recomenda levar um arquiteto ou engenheiro para avaliar o estado do imóvel. “Antes de comprar, identifique os problemas da casa ou do apartamento e a urgência de cada um, pois, se não forem resolvidos antes da mudança, podem custar muito caro no futuro.”


- Pense em morar perto dos locais aonde vai diariamente, como o trabalho e a escola dos filhos. Visite o endereço em dias e horários variados para não ser surpreendido por feiras que bloqueiam a rua ou por baladas barulhentas. Veja se as paredes barram a poluição sonora.

- Leia atentamente o memorial descritivo, pois ele detalha materiais, método de construção e acabamentos. A linguagem é rebuscada, então não se envergonhe de pedir ajuda a um amigo arquiteto ou engenheiro. O memorial é encontrado no Cartório de Registro de Imóveis.

- Verifique no site do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) a qualidade dos materiais usados na obra.

- Confira a elétrica. O número de tomadas é suficiente? Se a reposta for negativa, você terá de quebrar paredes depois. Leve lâmpadas para se certificar de que os pontos de luz estão funcionando e teste as tomadas (use um carregador de celular, por exemplo).

- Em imóveis antigos, veja se o quadro de luz tem disjuntores, mais seguros que os fusíveis.

- Repare se os tacos estão abaulados – isso indica madeira verde, que empenará ainda mais com o tempo.

- Cheque o caimento das bancadas de cozinha e banheiro jogando uma bolinha de gude. O certo é que ela vá em direção à cuba. Faça o mesmo para verificar o caimento no chão de ambientes com ralos.

- Pisos quebradiços perto dos ralos indicam futuras infiltrações no contrapiso ou no vizinho de baixo.

- Para saber se portas e janelas estão de fato barrando a entrada de água e vento, observe o piso: se estiver dilatado, levantado ou úmido, será preciso melhorar a vedação.

- Procure furinhos e áreas fofas nas esquadrias de madeira, o que indica cupins e brocas. E cheque o funcionamento de maçanetas, fechaduras e dobradiças.

- Abra as torneiras e aperte as descargas simultaneamente. Se um ponto roubar água do outro, a distribuição hidráulica não é suficiente. Ou você convive com o problema ou reforma toda a instalação.

- Abra as torneiras e veja se a primeira água sai amarelada. Isso significa que as tubulações estão enferrujadas e terão de ser substituídas.

- Nos apartamentos usados, vale a pena bater um papo com o síndico sobre o valor do condomínio, as reclamações mais comuns dos moradores, o fundo de reserva para reformas caras, entre outros assuntos.


Beeeeeijos =*

Um comentário:

Faça parte do meu blog também! Deixe a sua opinião!